Skip to main content

 

Os brasileiros desperdiçam em média mais de 41 toneladas de alimentos anualmente, o Brasil encontra-se no ranking dos 10 países que mais desperdiçam alimentos no mundo. No preparo e após as refeições costumamos jogar no lixo alimentos que poderiam ser reaproveitados, como por exemplo: folhas, talos, cascas e sementes. Mas o que não imaginamos é que essas partes dos alimentos que descartamos são riquíssimas em nutrientes. Pensando nisso fizemos esta matéria para orientar e dar dicas para um melhor reaproveitamento de alimentos e evitar o acumulo de lixos orgânicos.

Casca de limão

Casca de limão - Conichef

O limão junto com o sal e o bicarbonato de sódio substituem muito bem o detergente na limpeza de utensílios, além disso, as raspas da casca do limão serve como ingrediente para receitas de doces e salgados e também para ser consumido durante as refeição, basta raspas as cascas em cima da comida. Para conservar raspe a casca e congele.

Casca da banana

Casca de banana - Conichef

A casca da banana tem duas vezes a quantidade de vitamina C encontrada na polpa. Com a casca dá pra fazer infinitas receitas, desde doces, bolos, pães, brigadeiros, farofas e tortas.

Casca de abóbora

Casca de abobora - Conichef

A casca da abóbora é rica em carotenoides, responsável pela proteção da pele, vitamina C, potássio e fibras. Com ela dá pra fazer bolo, sopa, torta, doce, arroz com casca de abóbora e até mesmo salada, mas para fazer a salada é preciso cozinhar as cascas.

Casca de abacaxi

Casca de abacaxi - Conichef

A casca do abacaxi possui mais fibras que a polpa, dá pra fazer doce, suco e chá da casca do abacaxi com hortelã que pode consumido quente ou frio.

Semente de abóbora

Sementes de abobora - Conichef

Além da casca da abóbora também dá pra aproveitar as sementes que são ótimas aliadas no tratamento de combate a vermes intestinais, na promoção da saúde da próstata e também na diminuição do nível de colesterol, entre diversos outros benefícios.  A partir das sementes dá pra fazer uma bela farofa e também consumi-las torradas.

Leave a Reply