Festival cultura e gastronomia: um projeto em busca de raízes

 In Receitas

O Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes foi criado há 18 anos com o objetivo de reunir chefs de cozinha e artistas conceituados. Com destaque no calendário de eventos nacionais, hoje o Festival é um dos principais eventos de gastronomia do Brasil e referência neste segmento.

 

Trata-se de um festival anual, eclético e democrático, realizado durante 10 dias na cidade que lhe dá o nome. A média de visitantes chega a 40 mil pessoas. É um desfile de arte, cultura e muitas delícias da culinária local, nacional e até mesmo internacional, com originalidade, criatividade, bom gosto e muita paixão. Estarão disponíveis e receptivos ao público restaurantes, praças de alimentação e grandes quiosques ao ar livre, entre as árvores das praças e apresentações teatrais e musicais.

 

Neste ano você poderá visitar Tiradentes e se deliciar com o que há de melhor em aromas, texturas, cores e sabores de 24 de agosto a 04 de setembro.

 

E o Projeto Fartura Gastronomia?

 

Com atividades ao longo de quase todo o ano, gerando conteúdos, eventos, experiências, produtos e buscando enaltecer as raízes de nossa gastronomia, é composto pela Expedição Fartura Gastronomia, que percorre o país em busca de receitas e histórias do mundo gastronômico, pelos Festivais Fartura de Fortaleza, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre, e pelo Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes: um dos mais tradicionais eventos gastronômicos do país.

 

O Brasil é um país continental e torna-se ainda maior quando se trata da nossa cultura gastronômica. São muito sabores, muitos ingredientes e muita gente boa cultivando, criando e cozinhando… Difícil conhecer tudo. E por isto foi criado o Projeto Fartura Gastronomia, para promover e desenvolver a gastronomia nacional, reunir e integrar produtos, produtores, chefs, indústria, mercados e, claro, os apreciadores da boa mesa.

 

O projeto já viajou mais de 68 mil quilômetros em 240 dias, provando e aprovando as mais deliciosas e diferentes receitas de cada um dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Foram descobertos personagens e ouvidas boas histórias nos mercados e feiras espalhados em mais de 170 cidades. Conhecidas as pessoas que plantam, as que colhem e as que transformam os mais diversos produtos em pratos inesquecíveis. Tanta informação e tanta riqueza cultural que precisavam ser compartilhadas.

 

Considerada a principal plataforma gastronômica em desenvolvimento no país, o Projeto Fartura Gastronomia concorreu com 109 projetos de 50 países e ganhou o second runner-up na categoria Inovação de Turismo do United Nation World Tourism Organization, braço da ONU para tratar de projetos de turismo no mundo.

Recent Posts

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Contate-nos

Responderemos o mais breve possível.

Start typing and press Enter to search

Um evento para degustar, apreciar e ajudar ao próximo - ConichefAlimentos orgânicos - Conichef