Conheça os diferentes tipos de sal e seus benefícios

 In Receitas

A Organização Mundial da Saúde alerta que o consumo de sal deve ser de 5 gramas por dia, o que equivale a 5 colheres rasas de café, porém os brasileiros costumam consumir mais de 12 gramas por dia. Os alimentos industrializados são riquíssimos em sódio e por isso devem ser evitados, para ter uma ideia, uma embalagem de macarrão instantâneo ultrapassa a quantidade de consumo de sódio que é recomendado por dia.

O sal é bastante usado em nossas refeições e nas conservações de alimentos, e apesar de ser considerado um grande vilão da boa saúde, a verdade é que seu consumo é necessário, pois além de possuir importantes nutrientes para o bom funcionamento do organismo, evita doenças como o aumento no volume da glândula da tireoide, por conta do iodo presente nele, se consumido na medida certa.

Atualmente, nas prateleiras dos empórios, mercadões e lojas de comidas naturais tem aparecido uma variedade de sais com diferentes benefícios, cores e texturas. A principal diferença está no teor de sódio presente em cada tipo. Separamos uma listinha com os diferentes tipos.

Sal de cozinha refinado

Sal refinado - Conichef

 É o mais utilizado e o mais comum, fácil de ser encontrados em supermercados, deve ser usado com cautela, pois seu teor de sódio é altíssimo. Esse sal passa pelo processo de refinamento e branqueamento, o que acarreta na perda de seus nutrientes e na adição de aditivos químicos prejudiciais a nossa saúde. Na etapa de refinamento, são retirados todos os seus nutrientes minerais, restando somente o sódio e cloreto. Após isso ele passa pelo processo de branqueamento com adição de produtos químicos e na adição de iodo artificial.

 

 Sal marinho

Sal marinho - Conichef

 É retirado da evaporação da superfície de lagos e mares, também é reconhecido por sal azul, é menos processado que o sal de cozinha refinado, portanto, possuem mais minerais e é bem mais recomendado. O sal marinho pode ser grosso, fino ou em flocos e pode ter alterações em sua cor dependendo da região onde é retirada, podendo ser branco, cinza, preto, ou mais rosada.

 

 Sal Rosa do Himalaia

Sal Rosa - Conichef

É diferenciado pela sua pureza química, a sua cor rosa se dá pela alta concentração de diversos minerais em sua composição. Rico em potássio, ferro, cálcio, cobre entre outros diversos minerais. Além de ser desintoxicante,  purifica o sangue sendo um ótimo aliado da boa saúde.

Sal Negro

Sal Negro - Conichef

O sal negro tem origem vulcânica e é proveniente da índia. Possui compostos de enxofre que o deixa com um forte sabor sulfuroso. É rico em cloreto de potássio e ferro, tem baixo teor de sódio sendo uma ótima alternativa para quem tem hipertensão.

Sal temperado com ervas

Sal temperado com ervas - Conichef

Ele é feito em casa, com manjericão, alecrim, tomilho, salsa, orégano, coentro e pimenta do reino. Basta bater todas as ervas desidratadas no processador junto com o sal marinho. A finalidade do sal temperado é deixar os alimentos com mais sabor e menos sódio.

É importante salientar que por mais que o sal seja puro e saudável o seu consumo deve ser feito com moderação, pois o seu excesso pode contribuir para o aparecimento de diversas doenças.

 

 

Você também vai gostar desse artigo: DESMISTIFICANDO A PIMENTA PARA VENDER MAIS

Recent Posts

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Contate-nos

Responderemos o mais breve possível.

Start typing and press Enter to search

Qual a diferença entre ovos de granja, caipiras e orgânicos? - ConichefArroz nutritivo - Conichef