Você sabe o que são alimentos orgânicos?

 In Cultura, Receitas

Os alimentos orgânicos normalmente são conhecidos por não terem agrotóxicos ou outros produtos químicos em sua produção.

Basicamente, os alimentos orgânicos são aqueles produzidos de forma que não necessitam ou não passam por processos químicos, dispensando o uso de agrotóxicos, fertilizantes, modificações genéticas em sementes (transgênicos), adição de conservantes ou adição de qualquer outro produto químico que seja sintético e prejudicial à saúde humana.

Os produtos químicos sintéticos são prejudiciais não somente a saúde humana como principalmente ao meio ambiente. No caso da agricultura não orgânica, os agrotóxicos são bastante utilizados e acabam contaminando o nosso solo que posteriormente ficam inférteis, além disso, contaminam também os aquíferos que são grandes reservatórios naturais que armazenam águas subterrâneas.

Contrapondo ao sistema agrícola com uso de agrotóxicos existe também a agricultura orgânica que consiste na produção de alimentos com o máximo possível de preservação e equilíbrio da terra e de todo o meio ambiente. Com a utilização de adubos e controles de pragas naturais, a agricultura orgânica tem como objetivo alterar menos possível a natureza para obtenção de alimentos saudáveis e de qualidade.

Principais diferenças ente os alimentos orgânicos e não orgânicos.

  • Alimentos orgânicos

Normalmente os produtos orgânicos ou “in natura” tem um prazo de validade bem menor que os industrializados por não terem conservantes em sua composição. Os vegetais orgânicos são livres de agrotóxico e aditivos químicos.

Vale ressaltar que os alimentos orgânicos em sua maior parte, além de terem muitos benefícios a nossa saúde também possuem um preço mais alto se comparados com alimentos que vêm da agricultura com uso de agrotóxicos e alimentos industrializados.

  • Alimentos industrializados não-orgânicos

Em sua maioria já vêm prontos ou semi-prontos. Possuem aditivos alimentares em sua composição que alteram o sabor, o aroma e a cor. Em sua produção são utilizados agrotóxicos, fertilizantes, modificações genéticas dos alimentos, aromatizantes, adoçantes, conservantes, corantes, acidulantes, estabilizantes entre outros aditivos químicos. Se consumidos em excessos podem acarretar diversos problemas de saúde.

Os orgânicos seguem em expansão

Alimentos orgânicos - Conichef

Com uma crescente preocupação com a saúde as pessoas estão mudando os hábitos alimentares e procurando cada vez mais manter uma alimentação saudável. A agricultura familiar ou de subsistência cada vez mais estão sendo procuradas, por produzirem alimentos mais saudáveis e que respeitam o meio ambiente.

Um fato curioso é que mesmo com a crise econômica e com uma inflação que reduziu a renda dos brasileiros esperava-se que a procura por alimentos orgânicos que em geral são mais caros que os convencionais diminuíssem também, mas não foi o que aconteceu, os alimentos orgânicos ao contrário do que se imaginava se mantem e seguem em expansão. Os tempos estão mudando e a grande prioridade é consumir alimentos seguros e que não causem danos a nossa saúde e ao nosso meio ambiente.

Recent Posts

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Contate-nos

Responderemos o mais breve possível.

Start typing and press Enter to search

Festival cultura e gastronomia: um projeto em busca de raízes - Conichef7 comidas mais caras do mundo - Conichef