Skip to main content

Cozinha mediterrânea

[mk_blockquote style=”line-style” text_size=”16″ align=”left” width=”1/1″ el_position=”first last”]

 

Os povos das terras que circundam o mar mediterrâneo ao longo de muitas décadas viveram e compartilharam fortes relações culturais, contínuos confrontos políticos e sólidas relações comerciais, essa proximidade entre as diferentes culturas europeias, africanas e asiáticas foram essenciais para o surgimento e desenvolvimento dessa rica culinária mediterrânea.

[/mk_blockquote]

 

Estudos feitos pela Universidade de Harvard nos Estados Unidos concluíram que a dieta mediterrânea, rica em ômega 3, auxilia no retardo do envelhecimento e reduz os riscos de muitas doenças, como infartos e derrames. Por conta do valor e prestígio existente nessa culinária, no ano de 2013, a dieta do mediterrâneo foi considerada pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Essa culinária é apreciada por ser diversificada e por incluir alimentos naturais e saudáveis nos preparos das receitas, por isso é considerada umas das mais benéficas à saúde. Os principais alimentos característicos são os frutos do mar, legumes, ervas, azeites, grãos, castanhas e o trigo. As carnes e os peixes costumam ser grelhados ou refogados, essas são as técnicas mais utilizadas no cozimento e preparo dos alimentos.

As bebidas também não ficam de fora, o vinho e o suco de uva costumam acompanhar as refeições e também são benéficos à saúde, desde que consumido de forma moderada, no caso do vinho. Um dos benefícios que essas bebidas proporcionam é a melhora na circulação sanguínea, auxilia na perda de peso, redução do colesterol e previne doenças cardiovasculares.




Leave a Reply