Quatro fatores para ajudar a encontrar o local do seu novo restaurante
Antes de escrever um cardápio, criar um plano de negócios, ou viabilizar um empréstimo no banco, você deve primeiro decidir onde será localizado seu restaurante. Esse fator é tão crucial para seu sucesso quanto a excelência da comida e do serviço. Ele irá influenciar diretamente no seu restaurante, incluindo o cardápio. Se você já tem uma idéia da localização do restaurante em mente, não fique muito apegado até saber se ele tem todos os requisitos possíveis para um restaurante de sucesso.
Há 4 elementos cruciais que você deve considerar na escolha de um local para abrir o seu restaurante:
Potencial de mercado
potencial de mercado é quanto um segmento comercial pode gastar com determinado produto ou serviço. Ou seja, é quanto dinheiro há na mão dos clientes potenciais para comprar um determinado serviço ou produto.
Deve se levar em consideração também, quantos concorrentes há no momento, quantos concorrentes poderão chegar, etc.
Há pessoas suficiente na área para apoiar o seu negócio? Por exemplo, a localização é no coração de um bairro de compras em crescimento, ou ao longo de uma rodovia movimentada? É preciso haver número suficiente de pessoas que vivem, trabalham ou passam no local.
Locais com grande fluxo de pessoas ou a presença de concorrentes nas proximidades trazem mais visibilidade e um número maior de potenciais clientes. Áreas menos conhecidas demandam esforço maior de divulgação.
Você deve analisar os atrativos do ponto. Faculdades, empresas grandes e bancos, normalmente, atraem um tráfego maior de pessoas. Uma rua com vários restaurantes já tem fluxo de pessoas e elas não vão comer todos os dias no mesmo lugar.
Estacionamento
Haverá estacionamento suficiente para acomodar todos os assentos em seu novo restaurante? O ideal é que você tenha seu próprio estacionamento. Mas se não for esse o caso, há estacionamento público ou pago perto do local do restaurante?
Acessibilidade
Visibilidade
Este fator está junto com a acessibilidade em termos de importância para novos locais de um restaurante de sucesso. As pessoas têm de saber que o restaurante está lá. É por isso que os preços dos imóveis em bairros centrais e áreas desenvolvidas são mais elevados do que outras áreas. Eles oferecem um nível de visibilidade que pode trazer um grande volume de negócios.
É importante lembrar de todos estes elementos quando você se sentar para elaborar seu plano de negócios e abrir um restaurante, onde você precisará investir o seu tempo e dinheiro.