Skip to main content

A origem dos restaurantes

[mk_blockquote style=”line-style” text_size=”16″ align=”left” width=”1/1″ el_position=”first last”]

Restaurante é um espaço social urbano que costumamos frequentar nos finais de semanas com a família e amigos, em um encontro romântico, para tratar de negócios, ou mesmo no dia a dia. Poucas pessoas que costumam frequentar os restaurantes param para pensar sobre o seu surgimento. Aliás, como surgiram os restaurantes?

[/mk_blockquote]

Bem, os restaurantes sempre existiram desde a antiguidade, não exatamente com esse termo, eram chamados de tabernas, hospedarias ou pousadas, as pessoas da cidade raramente frequentavam esses locais, pois eram voltados para atender os viajantes, mercadores e tropeiros. Além disso, os clientes não tinham o privilégio de escolher o cardápio, pois quase não havia opções.

O termo restaurante nasceu na França, por volta do século XVI, a partir da ideia da sopa restauradora. As pessoas debilitadas costumavam pedir sopas que tinham a finalidade de restaurar as forças, esse caldo era conhecido como consommé, que é uma das especialidades da cozinha francesa. O restaurante só se firmou de fato após a revolução francesa, esse espaço social urbano também foi uma oportunidade que surgiu da necessidade de reparar a economia e o comércio francês.

O primeiro restaurante, La Grande Taverne de Londres, foi fundado em Paris no ano de 1782 por Antoine Beauvilliers. E o restaurante mais antigo Segundo o Guinness Book e ainda está em funcionamento, se localiza na Espanha, exatamente no centro de Madri, foi inaugurado em 1725 e se chama Sobrino de Botín.

 

 

Leave a Reply