Skip to main content

Cervejas artesanais

As cervejas artesanais estão em alta. Cada vez mais o brasileiro descobre e aprecia o sabor absolutamente diferenciado e singular desta bebida que, além de prazerosa, é saudável: sim, com a devida moderação.

São cuidadosamente elaboradas com matérias-primas selecionadas ao extremo por rigorosos mestres cervejeiros. O ideal é escolher aquelas de qualidade superior, fabricadas com ingredientes naturais, ou seja, livres de conservantes, essências, corantes, aditivos, entre outros componentes que possam ser prejudiciais à saúde.

A cerveja artesanal tem por interessante característica potencial de hidratação por ser composta por até 95% de água. O malte é energético por oferecer carboidratos e nutritivo por suas proteínas. A levedura é rica em vitaminas do complexo B e o lúpulo possui efeito antioxidante, ajudando no combate a radicais livres e prevenindo doenças cardiovasculares.

Em uma avaliação entre 2014 e 2015, 100 rótulos foram examinados por um júri de especialistas e o ranking foi publicado em uma edição especial da Prazeres na Mesa, revista de gastronomia, 8 brasileiras estão entre as 15 cervejas artesanais mais saborosas comercializadas em nosso país.

A líder do ranking foi a belga Duchesse de Bourgogne, com louvor. De cor cobre e com teor alcoólico de 6,2%, vem de um blend de safras envelhecidas em barris de carvalho, harmonizando com patês, alguns caldos e sopas, queijos fortes, caviar, doces, frutas vermelhas e cítricas.

No entanto, comemoremos: medalhas de prata e bronze às nacionais Morada Hop Arábica e Colorado Ithaca, respectivamente. A primeira, de cor cobre também e teor 5%, é feita com café e harmoniza com carnes grelhadas e na brasa, queijos cremosos, pato e feijoada com carne de porco. Já a Ithaca, com sua cor café, possui maior teor alcoólico: 10,5%. Confeccionada com malte, lúpulo e rapadura queimada, a faz combinar perfeitamente com carnes de caça, queijos duros maturados, presunto cru e doces caramelizados, como pudim de leite.

Leia também esse artigo 10 curiosidades sobre a cerveja

Confira mais sobre o ranking nos sites: Prazeres da Mesa, Exame.com ou All Beers.

Leave a Reply