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Os botecos

O concurso “Comida Di Buteco” foi realizado nesse ano de 15 de abril a 15 de maio, em sua 17ª edição. E em julho haverá a inédita eleição do “Melhor Buteco do Brasil”, envolvendo o público de todo o país e reconhecendo e homenageando um ícone afetivo da cultura local.

Para dimensionar o sucesso, confira os números da edição 2015: 500 “butecos” participantes em 20 cidades brasileiras, 350 mil tira-gostos vendidos, 430 mil votos e 4 milhões de participantes nos botecos.

 

O “Comida di Buteco”

O “Comida di Buteco” nasceu em 2000, com o objetivo de resgatar os botecos autênticos, aqueles que todo mundo tem um no coração. Ao longo desses anos, com legitimidade foi definida a razão do concurso: transformar vidas através da cozinha de raiz, sendo o boteco a extensão de sua casa. Ao longo de 16 anos, o concurso desempenha um importante papel de fomento à cultura e a cozinha de raiz.

Numa festa de final de ano da extinta Rádio Gerais, em 1999, o então produtor do programa Momento Gourmet – Eduardo Maya – propõe a João Guimarães, proprietário da emissora, e Maria Eulália Araújo, Gerente de Marketing e Comercial, a criação de um evento valorizando a cozinha de raiz e os botecos da cidade de Belo Horizonte. Com apoio financeiro e de mídia da Rádio Geraes e batizado de Comida di Buteco, nasce o pioneiro dos concursos dedicados exclusivamente aos botecos brasileiros.

Em 2000, veio a 1ª edição do Comida di Buteco, com 10 botecos participantes. Logo no ano de inauguração o concurso conquistou público e crítica.

Com o fim da Rádio Geraes, e 2005, o concurso se tornou independente e nasce a empresa Comida di Buteco Produções Gastronômicas Ltda. O Comida di Buteco já era o maior concurso do gênero do Brasil.

Quanto ao buteco com “u”: é como os mineiros chamam carinhosamente seus bares. Significa acima de tudo simplicidade e autenticidade. Sempre foi sinônimo de comida boa, ambiente democrático e descontração, e esse formato não mudou nada. Ao longo dos anos, o concurso foi caindo no gosto do público de outras regiões e foi conquistado o espaço entre vinte cidades. A consequência disso foi que os “butecos” ganharam o Brasil e o número vem crescendo.

Os botecos com “u” tem este perfil: são tocados pelos próprios donos, envolvendo na maioria das vezes famílias e que tenham boa comida, possuem alma e histórias para contar e são essas histórias as procuradas. Todo buteco tem gente feliz, às vezes triste, casada, solteira, bem resolvida ou em busca de seus sonhos, mas em geral todas têm em comum o gosto pelo ambiente e a paixão pelo “u”.

Confira os campeões do concurso Comida di Buteco 2016:

http://www.comidadibuteco.com.br/

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