Skip to main content

Engana-se quem acredita que a cor da casca do ovo diz respeito a ele ser caipira ou de granja, normalmente associamos que o ovo da casca marrom é proveniente da galinha caipira e o ovo branco da galinha de granja. Pode até ser em sua maioria, mas isso não é regra, a cor da casca do ovo está associada mais a raça da galinha do que a forma como ela é criada e alimentada. Além disso, existem ovos caipiras de casca azulada, marrom, branca e até acinzentados.

gemas - Conichef

Outro ponto importante é que especialistas garantem que tanto o ovo caipira quanto o ovo de granja tem praticamente os mesmos valores nutricionais. Fisicamente, a diferença é que o ovo caipira possui a gema mais alaranjada e o ovo de granja tem a gema amarela, além disso, o ovo caipira é um pouco menor que o ovo de granja.

galinha poedeira granja - conichef

A verdadeira diferença está na forma como a galinha é criada. O ovo caipira sai de galinhas poedeiras criadas livres e com acesso a variados tipos de alimentação. A galinha caipira criada livre põe cerca de 80 ovos por ano, enquanto uma galinha criada em granja, confinadas em gaiolas, produzem ovos em um sistema de produção industrial e são forçadas artificialmente a produzir mais de 300 ovos por ano. Além disso, alimentam-se apenas de ração, são expostas a luz artificial 24 horas por dia para aumentar a produção de ovos, e sofrem a pratica conhecida como debicagem que consiste na mutilação de parte do bico. Por terem uma qualidade de vida ruim e estressante, adoecem com facilidade e por isso são medicadas frequentemente com antibióticos.

Já entre os ovos orgânicos e os ovos caipiras a única diferença é que os ovos orgânicos são provenientes de galinhas caipiras que tem uma alimentação 100% orgânica, livre de agrotóxicos, fertilizantes ou qualquer outro tipo de aditivo químico. E as galinhas que põem ovos caipiras não orgânicos são alimentadas com milhos ou outros grãos transgênicos e não orgânicos.

Leave a Reply