Como abrir a sua empresa de buffet

 In Buffet, Marketing gastronômico, Restaurantes

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/u763230864/domains/conichef.com.br/public_html/wp-content/plugins/js_composer_theme/include/autoload/vc-shortcode-autoloader.php on line 64

Como abrir a sua empresa de buffet

Um buffet são serviços de alimentação para eventos e recepções e você pode ter tido a ideia de montar o seu próprio por vários motivos. Então, seja porque você cozinha bem e gostaria de transformar este dom em um negócio ou porque você foi a uma festa e imaginou que teria capacidade para oferecer um melhor serviço, este é o post que te ajudará a dar o pontapé inicial!

Qual o seu nicho?

Identificar o seu nicho é um passo muito importante, portanto não o subestime e, depois que o escolher, faça um esforço para não desviar o seu foco e atenção para outros tipos de serviços.  Comece pensando com o que você se identifica e com o que você teria prazer em trabalhar daqui pra frente. Você gosta de fazer churrascos? Então talvez um serviço de espetinhos seja o ideal pra você. Adora ir a festas de casamento ou de formatura? Está aí um outro ótimo segmento.  E você também pode trabalhar apenas com crianças, com adolescentes e assim por diante.

Após escolher o seu nicho, defina um menu que esteja de acordo com ele. Assim, quando você for contratado, já terá um leque de opções para apresentar para os seus clientes. Também é muito importante que você teste estes menus e esteja seguro que conseguirá executá-lo para uma grande quantidade de pessoas!

Investimento

Uma grande decisão que você terá que tomar é se fará os seus eventos em um espaço próprio ou se o fará nas casas e empresas de seus clientes. Esta decisão terá um grande impacto pois ter o seu próprio espaço envolve alugar um espaço, uma maior necessidade de estrutura e equipamentos e ainda a contratação de mais funcionários.

Por outro lado, não se engane. Um serviço profissional de buffet, mesmo que você atenda na casa ou empresa do seu cliente, pode demandar uma cozinha industrial, o que também envolve custos.

Assim, após criar e testar o seu menu e decidir qual será o seu modelo de negócio, coloque todos os custos em uma planilha: quanto você gastará com aluguel e contratação de funcionários, quanto precisará investir na reforma do espaço, caso vá precisar de um, quanto precisará investir em equipamentos e utensílios e todo o resto. Não se esqueça de incluir o capital de giro.

Como divulgar o seu buffet

Ao estruturar o plano de investimento acima, você precisará incluir as suas despesas de marketing. Hoje em dia, a forma mais eficaz de divulgação é o marketing digital, portanto, inclua em seu planejamento a criação de um bom site e a divulgação via Google AdWords e Facebook. Também é muito importante que você esteja presente em redes sociais como o Instagram.

Além disso, em um negócio como esse, o melhor marketing é o boca a boca, então faça de tudo para atender os seus clientes e convidados da melhor maneira possível pois são eles que trarão grandes negócios. É claro, tenha sempre um cartão de visitas em mãos e os deixe disponíveis em local de boa visibilidade sempre que fizer um evento.

Normas técnicas e legislação

Por último, vale ressaltar que trabalhar com comida é coisa séria, portanto, fique muito atento às normas técnicas e à legislação vigente. Para o serviço de buffet é obrigatório o alvará sanitário, portanto prepare-se para tirá-lo e, consequentemente, receber a fiscalização sanitária. Seguem algumas normas relacionadas ao segmento:

NBR 2200  – Sistemas de gestão da segurança de alimentos – Requisitos para qualquer organização na cadeia produtiva de alimentos.

ISO/TS 22004  -Sistemas de gestão da segurança de alimentos – Guia de aplicação da ABNT NBR ISO 22000:2006.

NBR15635  – Serviços de alimentação – Requisitos de boas práticas higiênico-sanitárias e controles operacionais essenciais.

Fonte consultada: www.sebraemg.com.br


Você quer receber mais informações sobre como abrir a sua empresa de buffet e quando será o CONICHEF, o 1° Congresso Internacional do Empreendedor Gastronômico? Inscreva-se agora mesmo!




Recommended Posts

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Contate-nos

Responderemos o mais breve possível.

Start typing and press Enter to search