10 curiosidades sobre a cerveja

 In Cerveja, Marketing gastronômico

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/u763230864/domains/conichef.com.br/public_html/wp-content/plugins/js_composer_theme/include/autoload/vc-shortcode-autoloader.php on line 64

10 curiosidades sobre a cerveja

Pensando especialmente naquelas pessoas que amam essa bebida dos deuses separamos 10 interessantes curiosidades a respeito dessa bebida milenar.

 

1 – armazenar a cerveja em pé ou deitada?

cervejaArmazenagem

As cervejas com tampas metálicas precisam sempre ser armazenadas em pé, pois o contato com a tampa de metal acaba por oxidar e alterar o seu sabor, além do mais deixar a cerveja em pé faz com que ela dure por mais tempo. As cervejas com tampas de rolhas devem ser armazenadas na horizontal para evitar a entrada de oxigênio e o ressecamento da rolha, mas por via das dúvidas sempre leia o rótulo da sua cerveja de rolha para saber qual melhor maneira o fabricante indica armazenar.

 

2 – Ficar bêbado sem beber

ficar BebadoSemBeber

Isso é possível e chama-se síndrome da auto-cervejaria, essa síndrome rara faz com que a pessoa produza cerveja no estômago, isso só é possível, pois o fungo responsável transforma o açúcar dos alimentos em álcool e gás carbônico, mas esse problema tem tratado.

 

3 – A cerveja é responsável pela famosa “barriga de chope”, mito ou verdade?

barrigaDeChope

A cerveja não é a responsável pela famosa “barriga de chope”, isso é um grande mito, na verdade a cerveja apenas aumenta a gordura corporal e não gorduras localizadas na região abdominal. A cerveja tem baixas calorias se comparadas a outros tipos de bebidas, se considerarmos um copo de cerveja com 200 ml teremos 100 calorias e em um copo de vinho com 200 ml teremos cerca de 170 calorias. O problema é que geralmente as cervejas sempre vêm acompanhadas de petiscos gordurosos e também temos que levar em consideração que não bebemos apenas 200 ml de cerveja, são vários copos de cervejas, sem contar as saideiras, não é mesmo?

 

4 – Por que as embalagens das cervejas são marrons?

garaffaMarron

É verdade que a embalagem marrom dificulta o consumidor a analisar a cor da cerveja, mas muitas marcas facilitam a vida do consumidor deixando em seus rótulos informações sobre as características assim como a cor da cerveja em questão. Mas o grande motivo das embalagens serem escuras é o fato de protegerem as cervejas dos raios ultravioletas, preservando suas propriedades e evitando a alteração do seu sabor;

 

5 – Estude e beba!

Estude e beba

Você sabia que existe um estudo para essa bebida? A zitologia é o estudo da cerveja, normalmente é estudado o aroma, aparência, sabor e como fazer a cerveja. A Technische Universität München que é a Universidade Técnica de Munique e fica na Alemanha é uma das universidades mais tradicionais do mundo onde é oferecido bacharelado e mestrado em cervejaria. Mas a novidade é que no Brasil também já existe cursos sobre cervejaria que capacita o aluno em temas variados sobre o universo da cerveja.

 

6 – Cerveja hidrata?

cervejaHidrata

A cerveja hidrata igual à água após exercícios físicos, isso foi comprovado por médicos e nutricionistas em um estudo feito em Bruxelas, quem demonstrou os resultados foi o pesquisador Manuel Castillo, da Universidade de Granada, segundo a pesquisa a cerveja hidrata quando o consumo é feito moderadamente.

 

7 – Lúpulo e maconha: primas botânicas

lupuloCannabis

O Lúpulo e a cannabis mais conhecida como maconha, são plantas da mesma família, a cannabaceae. Apesar do parentesco o lúpulo não tem efeito de entorpecer, na verdade ele é um conservante natural que dá o sabor amargo e o aroma característico de muitas cervejas.

 

8 – Vai uma Lager ou uma Ale? (pronúncias respectivas: “láguer” e “êil”)

P-MegaBeer_1001

Muitas pessoas desconhecem, mas as cervejas são classificadas por duas famílias, a Lager e a Ale. A cerveja Lager é a mais consumida no Brasil e no mundo, em sua maioria são mais claras, armazenadas em baixas temperaturas e de sabor levemente amargo. A cerveja Ale diferencia-se da Lager por conta do seu tipo de fermentação, essas são preparadas em temperaturas mais altas e em sua maioria encorpadas com sabores mais adocicados e frutais.

 

9 – Brasil é o 3° país que mais produz cerveja no mundo

cervejaBrasileira

O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja, só fica atrás dos Estados Unidos e da China que ocupa o primeiro lugar. Mas quando o assunto é consumo caímos para a 15° colocação no quesito de país consumidor de cerveja.

 

10 – Chope e cerveja são as mesmas coisas?

ChopeOuCerveja

Ambas levam os mesmos ingredientes em sua composição, mas diferente do chope a cerveja é pasteurizada, ou seja, ela passa por um processo de esterilização que consiste em aquecer a bebida, em seguida é resfriada para que se tenha um choque, além disso, a cerveja possui conservante e antioxidante que são características ausentes nos chopes. Já os chopes são servidos diretamente dos barris e não passam por processos de pasteurização e por isso devem ser consumidos em no máximo 10 ou 15 dias. Os chopes são mais refrescantes e cremosos se comparados com as cervejas. ­­

 

 

 

 

Recent Posts

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Contate-nos

Responderemos o mais breve possível.

Start typing and press Enter to search

Cerveja artesanal brasileira